Existe um boato no mundo da música de que a primeira apresentação do Ramones aconteceu em 16 de agosto de 1974 no CBGB e durou aproximadamente 12 minutos. Nessa história, a banda Blondie estava assistindo ao show bem de frente pro palco enquanto Dee Dee e Joey brigaram o tempo inteiro e tiverem que tocar o set mais de uma vez por que ele era muito curto.

Mas afinal, qual a história desse lugar que se tornou o berço do Punk Rock?
Fundado em Nova Iorque por Hilly Kristal em 1973, o clube CBGB & OMFUG – sigla para Country, Bluegrass, and Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers – tinha como objetivo dar palco para novas bandas da cena americana com som voltado para o new wave e principalmente o Punk Rock.
Por incrível que pareça, antes de ser palco para aquelas que se tornariam algumas das maiores bandas dos anos 80 e 90, o CBGB foi um bar de motoqueiros. Com a direção de Hilly Kristal, o espaço se tornou epicentro da cultura alternativa.
AS BANDAS
A casa de shows ficou conhecida por ter sido o primeiro palco de bandas como Ramones, Blondie, Talking Heads, Misfits, The Dead Boys, Television e The Cramps. A partir do início dos anos 80, o local foi tomado pelo hardcore punk, com bandas como Agnostic Front, Murphy’s Law, Sick of It All e Youth of Today. Já nos anos 90, o nu metal, o hard rock e o pop punk se tornaram sinônimos do local, apresentando bandas como Korn, Sum 41, Green Day e até mesmo o Guns n’ Roses, tendo inclusive o baixista Duff McKagan como embaixador da atitude CBGB.

O CBGB RECORD CANTEEN
Ao lado da famosa casa noturna surgiu o CBGB Record Canteen, um café e loja de discos convertido em galeria de arte no final dos anos 80. O local, posteriormente nomeado CB’s 313 Gallery, se tornou também um segundo palco para as apresentações de bandas. Na galeria tocavam artistas mais suaves com shows acústicos de jazz, folk e música experimental. O local também foi berço da Alchemy, revista semanal voltada para o público gótico que falava principalmente sobre bandas de industrial, post punk e dark wave.
ATUALMENTE
No início dos anos 2000, Hilly Kristal começou a ter problemas com o locatário do imóvel e entrou em uma disputa judicial que se estendeu por anos, supostamente por alugueis não pagos ao senhorio. Em um processo que almejava um acordo para renovar o contrato do imóvel, Hilly acabou perdendo, o que levou ao fechamento do clube em 2006.

Muitas bandas tocaram no CBGB quando ficaram sabendo sobre o encerramento das atividades na esperança de que o apoio popular impedisse o fechamento. O último show da casa foi realizado por Patti Smith no dia 15 de outubro de 2006. O show contou com a participação de grandes nomes da música como Flea do Red Hot Chili Peppers e Richard Lloyd, do Television. Durante o bis, Patti nomeou alguns músicos e figuras importantes que passaram pela casa noturna e morreram desde que tocaram no CBGB
Em 2013, o antigo endereço do CBGB foi adicionado ao Registro Nacional de Lugares Históricos. O prédio hoje abriga uma loja de varejo, mas continua sendo local de peregrinação para amantes da música que passam por lá.
Comentários no Facebook