Arte e Cultura | Música

5 Fotógrafos mais importantes da história do Rock

Tempo de Leitura: 5 minutos

Existem imagens icônicas do rock que mesmo quem não gosta do som acaba conhecendo, como a foto do Jimi Hendrix tocando no Royal Albert Hall em 1969, ou David Bowie como Ziggy Stardust nos shows de Los Angeles nos anos 70 ou mesmo a capa do Queen II. Mas por trás desses cliques existem fotógrafos incríveis que se dedicaram a seguir esses músicos em suas turnês, afim de captar momentos marcantes da história da música que impactam os fãs até hoje.

Conheça alguns dos fotógrafos mais importantes para o Rock:

NEAL PRESTON

NEAL PRESTON
NEAL PRESTON

Com estrelas como Michael Jackson, Bob Marley e Bruce Springsteen no currículo, Neal Preston é um dos mais prolíficos fotógrafos do mundo da música. São mais de 48 anos de carreira, nos quais o novaiorquino se dedicou ao exercício do fotojornalismo de forma autodidata. Segundo ele, em entrevista para a Vice, ganhou sua primeira câmera aos 11 anos de idade e descobriu o Rock n’ Roll com a famosa aparição dos Beatles no programa do Ed Sullivan. Segundo o próprio, ele é apenas “um cara que acredita em sorte”, que estava no lugar certo na hora certa, e teve a oportunidade de transformar seu hobbie em seu trabalho. Em sua carreira, acompanhou o Led Zeppelin e se tornou fotografo oficial das turnês da banda e foi convidado pessoalmente por Bob Geldof para registrar o histórico “Live Aid” de 1985.

Freddie Mercury, 1986 Foto: Neal Preston
Freddie Mercury, 1986 Foto: Neal Preston

MICK ROCK

MICK ROCK
MICK ROCK

Também conhecido como “o homem que fotografou os anos 70”, o fotógrafo britânico Mick Rock teve a chance de registrar o trabalho de artistas como Iggy Pop, The Sex Pistols e Ramones, apenas para citar alguns. Foi o fotógrafo oficial de David Bowie nos anos 70 e suas lentes registraram de perto a marcante fase do artista como Ziggy Stardust. No início da sua carreira, quando cursava Literatura Medieval e Moderna em Cambridge, emprestou a câmera de um amigo e começou a fotografar a cena underground local. Dentre seus trabalhos mais famosos, destacam-se as capas dos álbuns Queen II, Raw Power do The Stooges, I Love Rock n’ Roll da Joan Jett e End Of The Century do Ramones.

Brian May e Freddie Mercury em estúdio Foto: Mick Rock
Brian May e Freddie Mercury em estúdio Foto: Mick Rock

BOB GRUEN

BOB GRUEN
BOB GRUEN

Completando em 2020 seus 50 anos de carreira, o fotógrafo americano Bob Gruen continua na ativa. Logo quando começou, no início dos anos 70, Bob já era tido como um dos mais famosos fotógrafos da cena do rock americano, tendo fotografado nomes como The Rolling Stones, Elton John e Kiss. Também é creditado a ele o registro do início da cena Punk e New Wave com The Clash, New York Dolls e Blondie. Bob atribui o sucesso de sua carreira ao apoio de Ike Turner, ex-marido de Tina Turner, que, após ver suas fotos, o contratou para ser fotógrafo oficial dele e de Tina em uma turnê na Califórnia. Seu clique mais famoso é, sem dúvidas, a foto de John Lennon vestindo uma camiseta da cidade de Nova Iorque. A foto foi tirada em 1971, período em que Bob trabalhou como fotógrafo pessoal de Lennon.

John Lennon – Foto: Bob Gruen

KEVIN CUMMINS

KEVIN CUMMINS

O britânico Kevin Cummins ficou famoso por seu talento em captar imagens espontâneas de famosos. Tendo fotografado nomes como Nick Cave, Courtney Love, Foo Fighters, The Smiths e Oasis, Cummins estudou fotografia na faculdade de Salford. Começou sua carreira em Manchester em meados dos anos e por 25 anos foi fotógrafo associado do NME, revista britânica famosa focada em jornalismo musical. Seu trabalho mais famoso talvez tenha acontecido ao lado do Joy Division. Cummins acompanhou boa parte da trajetória da banda, do seu auge até a dissolução da banda, com a morte de Ian Curtis. Suas fotografias são amplamente utilizadas em projetos cinematográficos biográficos das bandas e artistas com quem trabalhou.

Debbie Harry, 1978 - Foto: Kevin Cummins
Debbie Harry, 1978 – Foto: Kevin Cummins

PENNIE SMITH

PENNIE SMITH

Especialista em fotografias em preto e branco, Pennie Smith ficou famosa por seus registos da cena underground do rock nos anos 70. A britânica frequentou a escola de arte Twickenham onde se graduou em Belas Artes e Artes Gráficas no final dos anos 60. Seu primeiro grande trabalho no meio da música foi a cobertura fotográfica de uma turnê do Led Zeppelin nos anos 70 e, logo após, se tornou fotógrafa fixa para a revista NME. Em sua carreira, acompanhou nos palcos artistas como Debbie Harry, The Who, Morrissey, Radiohead e Siouxsie Sioux. Dentre seus cliques mais famosos, um com certeza se destaca: a icônica fotografia de Paul Simonon do The Clash quebrando seu baixo no palco em um show em Nova Iorque durante a turnê de 1979. Essa mesma foto foi editada e se tornou o que conhecemos hoje como a capa do famoso álbum London Calling e recebeu o prêmio de “Maior Fotografia de Todos os Tempos” pela Revista Q em 2002.

Paul Simonon do The Clash - Foto: Pennie Smith
Paul Simonon do The Clash – Foto: Pennie Smith

Comentários no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *