Pode parecer loucura, mas o esporte patrono do skate foi o surf. Você já pode ter percebido muitas semelhanças, principalmente com os shapes mais antigos de skate e como as manobras se modernizaram a partir dos anos 70, e tudo isso está interligado.
Tudo começou nos Estados Unidos, mais especificamente na Califórnia.
DOGTOWN: O BERÇO DO SKATE
Dogtown, como era chamada a área de Santa Monica e Venice Beach, foi onde o esporte se estruturou e se tornou popular, principalmente entre os jovens. O lado oeste de Los Angeles ficou famoso muito por conta do documentário de 2001 Dogtown e Z-Boys, que conta a história da área e sua ascensão graças à um grupo de esportistas que ficaram famosos por conta das manobras no skate.

A partir de 1970, um píer abandonado chamado Pacific Ocean Park (ou Pop Pier, como ficou conhecido) se tornou ponto de encontro para jovens alternativos e considerados “desajustados”. Com ondas perigosas em todo seu perímetro de costa, o local atraía aqueles que queriam surfar. Porém, em dias sem ondas, os membros do grupo conhecido como Zephyr Surf Team saíam às ruas com skates para praticar.
JEFF HO SURFBOARDS AND ZEPHYR PRODUCTIONS
Eles começaram sua história em 1973, quando Jeff Ho junto dos proprietários de lojas de pranchas locais Skip Engblom e Craig Stecyk abriram a Jeff Ho Surfboards e Zephyr Productions em Venice Beach. Eles abriram suas portas no mesmo ano em que as rodas de skate de uretano foram inventadas.
OS Z-BOYS
Formalmente conhecidos como os Z-boys, os garotos que trabalhavam ou eram aprendizes na loja ficaram conhecidos por moldar pranchas, surfar e andar de skate. Jeff Ho formou a Zephyr Surf Team, que era uma equipe composta por surfistas locais que frequentavam o Pop Pier na área de Dogtown.
O primeiro Z-boy foi Nathan Pratt, então com quatorze anos. Ele foi contratado para trabalhar na loja e acabou se tornando aprendiz na fabricação de pranchas de surf e membro fundador do que se tornaria o Z-boys. Em 1974, esse grupo de adolescentes também incluía Allen Sarlo, Chris Cahill, Tony Alva, Stacy Peralta e Jay Adams.

Naquele período, o surf ainda era considerado um esporte de contracultura, sendo mal visto pela sociedade. Os Z-boys não eram apenas surfistas, mas também skatistas ávidos, que usavam suas pranchas para imitar os movimentos populares de surf e criar seus próprios truques. Eles desenvolveram um novo estilo completamente diferente do da maioria dos outros skatistas da época. Em 1975, os Z-Boys começaram uma equipe de skate separada da equipe de surf criada por Jeff Ho, o Zephyr Skate Team.
COMPETIÇÕES
A primeira competição dos Z-Boys foi o Del Mar Nationals em março de 1975, hoje reconhecida como a primeira grande competição de skate desde meados da década de 1960. Metade dos finalistas da competição eram membros do Z-Boys, graças ao estilo e manobras arrojadas que eles desenvolveram.
O estilo dos Z-Boys, que se baseava em movimentos verticais e aéreos, se disseminaria no próximo ano. Durante uma seca em meados da década de 1970, os Z-Boys levaram suas pranchas para piscinas vazias, patinando nas laterais. Foi durante esse período que a técnica de sair da “tigela” e voltar a entrar foi descoberta: os Z-Boys haviam inventado o skate aéreo. Suas técnicas prepararam o caminho para o mundo atual do skate.
REPERCUSSÃO

Logo suas histórias estavam estampadas na capa da Skateboard Magazine. Os membros do Z-Boys se tornaram os surfistas e skatistas mais bem classificados do esporte. Como resultado, muitos membros da equipe foram para outras empresas e equipes. Em 1977, os Z-Boys não estavam mais juntos. Apesar de sua curta história, os Z-Boys são considerados uma das equipes de skate mais influentes até hoje, e sua história inspirou vários filmes e livros. Os Z-Boys tiveram um papel importante na transformação do skate de um hobby para um esporte radical amplamente reconhecido.
Comentários no Facebook